quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Livro: Um amor de família

A série Bichim, do Ziraldo, apresenta as histórias do sábio bichinho que vive dentro de uma maçã. Nesta história, o Bichinho da Maçã apresenta sua família: pais, avós, tios, primos. Embora considere seu primo um pestinha, por uma razão muito especial ele adora a tia, pois com ela aprendeu uma linda palavra em vários idiomas.

O livro é um amor........bem feito e bem colorido.......ideal para crianças!!!!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Livro: O Livro da Familia


Com frases curtas e envolventes, Todd Parr apresenta as diferenças das famílias, abordando assuntos polêmicos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais. Parte dos direitos autorais e dos valores de venda desde livro será doada à Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral - TUCCA.

Este livro é muito bom para se trabalhar os diferentes contextos familiares.
Boa Leitura!!!

Sorteio!!!!!!!!!!

Gentem..........olha só que sorteio!!!!!!
A Luciana do Blog Artes Plásticas by Luciana Severo está querendo chegar a 1000 seguidores.....e quando isso acontecer ela vai sortear uma releitura da obra de Romero Brito ou Juan Miró.......e você pode escolher qual vai querer ganhar!!!!!!!!
Eu já to seguindo.......e você????
Passa lá e confere!!!!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto Família

Projeto: Minha Família
Público alvo: Educação Infantil

Período: 3 Semanas

Justificativa:
A escola precisa educar para a vida, iniciando o seu trabalho com a valorização da criança e de sua família.

Objetivo Geral:
Refletir sobre a importância de se ter uma família, bem como a contribuição da mesma para o desenvolvimento saudável de uma criança.

Objetivos específicos:
  • Identificar as diferentes composições que formam uma família; 
  • Conscientizar sobre a importância da união e compreensão entre as pessoas de uma família;

Conteúdos englobados:
  • Linguagem Oral: Conversas, poesias e histórias sobre a família; 
  • Matemática: Contagem de quantas pessoas faz parte da família; 
  • Artes: Confecção de diferentes famílias utilizando materiais reciclados e dramatizações sobre o tema;

Dicas e desenvolvimento:
  • Histórias: O Livro da Família (Tood Parr) e UM Amor de Família (Ziraldo); 
  • Confecção do Livro da Família onde todos os alunos colocarão todas as pessoas que fazem parte da sua família; 
  • Confecção de uma árvore genealógica; 
  • Desenhos e recortes sobre as diferentes famílias; 
  • Mural com as fotos dos alunos com as suas famílias; 
  • Teatro de fantoches com as histórias: Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos dourados e os três Ursos, Os três Porquinhos, O Lobo e os Sete cabritinhos, dentre outras que enfoquem pessoas da família;

Avaliação:
Um dia da Família na Escola com diversas atividades e palestras para as famílias.


sábado, 25 de fevereiro de 2012

A Maior flor do Mundo

Quer fazer parte do cultivo desta flor do aprender???
 A minha amiga Krika publicou um video de José Saramago que expressa a simplicidade genuína que a literatura necessita ter, para que possa envolver os pequenos leitores.
A Rosangela do Blog ROSA.ANGELA.Aprendiz (http://rosangelaprendizagem.blogspot.com) teve a ideia de montar a corrente Flor do Aprender em pról da Aprendizagem.
A Krika me convidou e eu tenho que convidar uma amiga e assim por diante...
Eu estou convidando a minha amiga Cris do Blog Adoletá 
Vamos fazer parte desta corrente!!!!
Mil Beijocas!!!



Sugestões de frases e expressões para uso em relatórios

Todo o professor sabe o quanto é dificil fazer os relatórios os alunos. Como expressar os avanços e as dificuldades das crianças de uma forma que não aborreçam os pais.....a gente sabe que muitas vezes isso acontece.....e que eles entendam.
Ano passado eu recebi da nossa orientadora uma folha com sugestões de frases e expressões para usar nos relatórios. Elas me ajudaram muito na elaboração dos relatórios principalmente dos alunos com mais dificuldades.

SUGESTÕES DE FRASES E EXPRESSÕES PARA USO EM RELATÓRIOS
VOCÊ  PENSA
VOCÊ   ESCREVE
O aluno não sabe
 O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
Não tem  limites
Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...
É nervoso
Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois...
Tem o costume de roubar
Apresenta dificuldades de autocontrole quando...
É agressivo
Demonstra agressividade em situações de conflito;  usa de meios físicos para alcançar o que deseja.
É bagunceiro, relaxado, porco
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
Não sabe nada
Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver...
É largado da família
Aparenta ser desassistido pela família, pois...
É desobediente
Costuma não aceitar e  compreender as solicitações dos adultos;
Tem dificuldades em cumprir regras...

É apático, distraído
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas;
Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos
É mentiroso
Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
É fofoqueiro
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chiclete
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho...

É sonso e dissimulado
Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.

É preguiçoso
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.

É mimado
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.

É deprimido,  isolado, anti-social
Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho;
Ainda  não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.

É tagarela
Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca suja
 Utiliza-se de palavras pouco cordiais par repelir ou afrontar
Possui distúrbio de comportamento
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como...
É egoísta
 Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva


Também coloquei algumas dicas que achei na internet.

 Dicas:
  • Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isso ressalta o trabalho do educador em sala de aula;
  • A avaliação deve sempre enfatizar os avanços e não somente os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que ele progrediu;
  • Valorize e registre o desenvolvimento sócio-afetivo do aluno com relação aos professores e colegas como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos, socialização;
  • Diversificar a redação de um relatório pra outro, buscando ser fiel em suas colocações. Nunca deixar um relatório igual ao outro, dá a impressão que o professor não viu nenhuma mudança com relação as atitudes da criança;
Sugestões para iniciar os relatórios:
  • Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno…
  • Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste…
  • A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em…
  • Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno…
Fonte: http://renata.piraju.tur.br

Espero que estas dicas ajudem vocês como me ajudam!!!
Muitas beijocas!!!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Nova Santinha

Esta santinha eu ganhei da minha mãe de presente de Natal....
Linda né!!!!
É uma Nossa Senhora Desatadora dos Nós......



Oração a "Nossa Senhora Desatadora dos Nós"

Virgem Maria, Mãe do belo amor,
Mãe que jamais deixa de vir
em socorro a um filho aflito,
Mãe cujas mãos não param nunca
de servir seus amados filhos,
pois são movidas pelo amor divino
e a imensa misericórdia
que existem em teu coração,
volta o teu olhar compassivo sobre mim
e vê o emaranhado de nós
que há em minha vida.
Tu bem conheces o meu desespero,
a minha dor e o quanto estou amarrado
por causa destes nós.
Maria, Mãe que Deus
encarregou de desatar os nós
da vida dos seus filhos,
confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.
Ninguém, nem mesmo o maligno
poderá tirá-la do teu precioso amparo.
Em tuas mãos não há nó
que não poderá ser desfeito.
Mãe poderosa, por tua graça
e teu poder intercessor
junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus,
recebe hoje em tuas mãos este nó.........
Peço-te que o desates para a glória de Deus,
e por todo o sempre.
Vós sois a minha esperança.
Ó Senhora minha,
sois a minha única consolação dada por Deus,
a fortaleza das minhas débeis forças,
a riqueza das minhas misérias, a liberdade,
com Cristo, das minhas cadeias.
Ouve minha súplica.
Guarda-me, guia-me,
protege-me, ó seguro refúgio!
Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim. 


 Beijocas!!!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Que parada foi essa????

Ontem eu fiquei acordada para ver a minha escola do coração passar......até perdi o folego quando a paradona aconteceu.......imagino como deve ter sido lá no sambodromo!!!!
A Mangueira pode até não ganhar.........gosto de jurados é meio discutível.......mas os desfiles nunca mais serão os mesmos!!!!
Parabéns Mangueira!!!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Massinha de modelar caseira

Passeando pela internet achei esta receita....ainda não testei mas parece boa.

Imagem ilustrativa

Ingredientes:
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de sal
  • 2 colheres de chá de cremor de tártaro opcional para maior elasticidade, pode ser achado em supermercado (em vidrinho), em loja de festas infantis, casas de doces.
  • 1 colher de chá de óleo de cozinha
  • 1 xícara de água fria
  • Corantes alimentícios de cores variadas
Modo de preparo
Numa panela, misture todos os ingredientes
Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre por três minutos, ou até que a mistura desgrude do fundo e laterais da panela. Vai lembrar um purê de batatas bem denso.
Retire do fogo. Deixe esfriar por 1 minuto. Amasse bem – a massa deve ter uma textura suave, que desgruda das mãos. Divida em porções e tinja com os corantes desejados.
Guarde em potes vedados.
Por causa da quantidade grande de sal, a massinha não deve ser consumida por crianças.

Fonte: http://bebeaporter.com/2010/11/12/receita-de-massinha-de-modelar/

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Planejamento anual para Berçário II

Este ano, com já havia dito antes, peguei uma turminha de Berçário II. Já faz muito tempo que não trabalho com crianças tão pequenininhas. A única vez foi em 2001, quando começei a trabalhar como professora. Então procurei uma das professoras do Berçário e a orientadora da creche. Elas me deram várias dicas e um planejamento para trabalhar com Berçário. Também procurei na internet e com todas estas informações, montei o meu planejamento para Berçário II.


Planejamento anual 2012
Berçário II

Introdução
            Observa-se que é nessa faixa etária que um marco se evidencia no brinquedo simbólico, o faz-de-conta. A fala, que agora se destaca, é a manifestação mais real e mais clara da função simbólica. Nesse momento a criança fará uma série de acomodações em busca de maior compreensão do mundo que a rodeia. Surge então, a intervenção do educador oferecendo atividades motoras, de experiências físicas, de exploração do seu corpo e dos objetos.
                O brincar de faz-de-conta é fundamental: imitar pessoas, animais, situações diferentes, construir sua história de vida e outras pequenas histórias, além de participar de atividades de curta duração que envolve o coletivo, e de momentos para pequenas negociações e limites: permitindo-lhe assim, maior descontração e autonomia.

Objetivos
  • Experimentar e utilizar os recursos que dispõe para satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados e agindo com expressiva autonomia;
  • Desenvolver as percepções visual, olfativa, tátil auditiva e gustativa; 
  •  Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo; 
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação; 
  •  Ouvir, perceber e descriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais; 
  • Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, ampliando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artísticas; 
  •  Observar e identificar imagens diversas; 
  •  Interessar-se por histórias; 
  •  Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e objetos, manifestando curiosidade e interesse; 
  •  Perceber as funções das partes do corpo e exercer um controle sobre elas; 
  •  Socializar; 
  •  Recrear; 
  •  Descobrir e escrever as propriedades físicas dos objetos;
 
Habilidades a serem desenvolvidas 


 Formação pessoal e social
  • Identidade e autonomia
- Reconhecer-se pelo nome, sem apelidos e também se reconhecer como parte pertencente a um grupo social onde se tem regras de convivência que devem ser cumpridas;
- Chamadinha;
- Atividades com fotos e pinturas;
- brincadeiras de faz-de-conta;
- Brincadeiras com espelho;
- Regras de convivência (que devem ser colocadas aos alunos de acordo com a faixa etária);
  • Expressividade
- Realizar, na hora do banho, massagens, estimulação das palmas das mãos e dos pés, movimentos na água junto com a criança etc;
- Favorecer o desenvolvimento oral e corporal por meio da música, juntamente com as atividades de higiene, trocas, alimentação etc.;
- Proporcionar brincadeiras de roda, esconde-esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade, da espontaneidade e da socialização da criança;
- Utilizar brincadeiras com música para estimular as crianças na manutenção de boa postura (importante que o professor tome cuidados com sua própria postura, pois a criança age por imitação do adulto);
- Fazer uso de atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada um: as crianças farão caretas, mímicas, enfim, brincarão com a própria imagem;
- Desenvolver atividades relacionadas aos jogos de imitação e mímica;
- Hora da rodinha com histórias, músicas, etc;
- Brincadeiras ao ar livre;
- Brincadeiras livres e banho de sol (de acordo com as condições climáticas);
- Passeio externo ou interno;
- Brincadeiras coletivas ou opções individuais (organização de diferentes materiais para interação das crianças)

 
Conhecimento do mundo
  • Corpo e movimento;
- Brincar em rodinhas levando a criança a levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.;
- Contar histórias e pedir que as crianças participem com gestos e mímicas, dramatizando-as;
- Organizar atividades onde a criança possa manipular grandes e pequenos objetos, pular obstáculos,  andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
- Proporcionar brincadeiras de estátua, fique onde está, corre-cotia, coelhinho na toca etc.;
- Propor brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
 
  • Linguagem oral e escrita;
- Conversar e cantar, frequentemente, com o bebê para intensificar a relação afetiva e desenvolver a linguagem;
- Instigar a emissão de sons e a pronúncia de pequenas palavras carregadas de significado para o bebê;
- Incentivar a fala da criança nos diálogos, nas rodinhas etc.;
- Dialogar, na troca de roupas e na hora do banho, deixando a criança expressar verbalmente suas ideias e conhecimento do mundo com liberdade;
- Disponibilizar livros e revistas para folhear e nomear figuras, personagens, gravuras e reconhecer a linguagem escrita;
- Contar histórias e levar a criança a comentar;
- Proporcionar dramatizações com máscaras, fantoches, mímicas, imitar voz de personagens, animais;
- Propiciar brincadeiras de teatrinho usando roupas, sapatos, bolsas e outros objetos de adulto, deixando que as crianças criem diversas situações;
- Deixar que a criança se expresse livremente em histórias, parlendas etc.;
- Estimular a interação com outras crianças e adultos;
- Deixar a criança transmitir recados simples;
- Levar a criança a falar o nome das pessoas e objetos que estão por perto, pronunciando corretamente as palavras;
- Trabalhar com projetos de acordo com a faixa etária;
- Propiciar jogos de percepção e observação em situações cotidianas;
- Proporcionar momento de conto de histórias em ambientes diversificados (debaixo de árvores, antes de dormir etc.);
- Direcionar a ação pedagógica de forma a criar situações de fala e compreensão da linguagem (gravar fala, entrevistas com as crianças etc.);
 
  • Natureza e Sociedade;
- Propiciar às crianças a observação da diversidade de pequenos animais presentes no ambiente;
- Ampliar o repertório histórico e cultural das crianças por meio de músicas, jogos e brincadeiras dos tempos de seus pais e avós;
- Oportunizar o manuseio e a exploração de diferentes tipos de objetos;
- Propiciar a exploração dos diversos órgãos sensoriais e suas funções como a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar para percepção do corpo e das interações que ele estabelece;
- Nomear com as crianças as partes do corpo e algumas funções de forma contextualizada, por meio de situações reais e cotidianas;
- Promover excursões pelos arredores da instituição para reconhecimento de animais, a fim de que as crianças percebam os sons produzidos, onde se abrigam, como se locomovem, como se alimentam etc.;
- Formular questões provocadoras para que as crianças manifestem suas hipóteses e encadeiem novas questões (Ex.: chuva caindo, relâmpagos, caule das plantas, tronco quebrado ou apodrecido etc.);
- Oportunizar informações em fontes variadas (livros, revistas, jornais, filmes etc.);
- Desenvolver projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural.
- Imitar o som dos animais;
 
  • Artes visuais;
-  Levar a criança a imitar formas e figuras por meio da representação;
-  Proporcionar exploração de marcas, gestos e texturas;
- Confeccionar tintas e massas com a participação das crianças para observação das propriedades, possibilidades de registro e transformações;
-  Propor toques sobre diversos tipos de superfície como lixa, argila, papel liso, rugado etc.;
-  Favorecer a articulação das sensações corporais e das marcas gráficas;
- Promover impressão de marcas em papel comprido ou no chão, para que as crianças caminhem e percebam suas marcas (claras/escuras);
- Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o próprio corpo;
 
  • Conhecimento Matemático;
- Oportunizar a criança brincadeiras como jogos de esconder ou de pega-pega onde um dos participantes deverá contar, enquanto espera os outros se posicionarem;
- Propor brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem (Ex.: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois… etc.);
- Propor situações que propiciem a troca de ideias sobre as representações;
- Propiciar a utilização de materiais como: massa de modelar de farinha de trigo com anilina;
- Construir diferentes circuitos de obstáculos com almofadas, colchonetes, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar;
- Possibilitar a representação do espaço numa outra dimensão (construir torres, pistas para carros e cidades, em blocos de madeira ou encaixe);
- Organizar painel com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças (comparar o tamanho de seus pés e depois olhar os números em seus sapatos);
- Oportunizar à criança audição de músicas do folclore brasileiro, de rimas infantis, envolvendo contagem e números utilizados como forma de aproximação com a sequência numérica oral;
- Organizar o quadro de aniversariante, contendo a data do aniversário e a idade de cada criança;
- Providenciar, para cada berço, objetos (brinquedos, argolas, móbiles) para que o bebê possa observar, tocar, tendo um despertar prazeroso.
  • Linguagem musical;
- Propiciar a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros;
- Levar a criança a ouvir e aprender canções, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc.;
- Estimular a produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pés…);
- Favorecer a exploração de materiais sonoros de corda, percussão e sopro;
- Promover o contato com obras musicais diversas;
- Gravar as produções e interpretações das crianças;
- Realizar, durante o banho, brincadeiras com água e brinquedos sonoros alternando som e silêncio;
- Promover passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço;
- Oferecer oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza, em atividades externas;
- Confeccionar materiais sonoros, observando o nível de habilidade das crianças do berçário;
- Contar histórias enfatizando os sons existentes;
- Proporcionar a participação em jogos e brincadeiras cantadas;
- Promover a exploração livre dos sons graves e agudos (altura), forte ou fraco (intensidade), curtos ou longos (duração);
- As melodias, as canções e acalantos têm um espaço cativo neste período. Não deve esquecer-se das parlendas como brincadeiras para desenvolvimento oral;
- Os acalantos e brincos são formas de brincar musical característico da primeira fase da vida da criança.
  •  Estimulação
A repetição e os elogios são muito importantes para que as crianças se sintam estimuladas a avançar na construção do seu conhecimento. Para isso, o educador pode utilizar atividades de estimulação como as seguintes:
- Levar a mão do nenê a acariciar o seu rosto e fazer o mesmo com sua mão no rosto do nenê;
- Carregar a criança nos braços, voltada para a frente, formando uma cadeira com seus próprios braços, ou então acomodá-la de bruços, pois assim ela terá uma maior amplitude visual;
- Fazer movimentos com objetos coloridos, que façam barulho, para que a criança ouça, observe e acompanhe;
- Pendurar objetos coloridos e sonoros (sem exagerar na quantidade) em posições diferentes e na altura que a criança possa alcançar (no início, ela só olhará para eles; mais tarde, tentará tocá-los);
- Acomodar o nenê no chão, de bruços, sobre um tapete ou cobertor, com vários objetos coloridos ou que façam barulho à sua frente; fazer um pequeno rolo com uma toalha e colocá-lo debaixo do peito do nenê, estimulando-o para que ele se mova em direção aos objetos;
- Oferecer a mamadeira para o bebê, ajudando-o a segurá-la com as duas mãos, em posição reclinada;
- Olhar sempre nos olhos dessa criança e conversar com ela;
- Procurar deixar o nenê entre 3 e 6 meses, quando acordado, em posição reclinada, apoiado em travesseiro e com suas próprias mãos colocadas à frente;
- Procurar tornar a hora do banho bem agradável, segurando o bebê firme, para que se sinta seguro. Fazer brincadeiras como bater as mãos e os pés na água, colocar objetos que fiquem boiando na banheira para chamar atenção do bebê etc.;
- Levar, sempre que possível, o bebê para passear; cantar para ele e mostrar-lhe coisas diferentes;
- Fazer a criança rolar de um lado para o outro, sempre mostrando algum objeto colorido que possa interessá-la;
- Deitar o nenê de costas; aproximar um chocalho de seus pés e fazê-lo dar chutes para movimentá-lo e produzir sons;
- Colocar o bebê em frente a um espelho durante algum tempo, chamando-lhe a atenção para que se olhe;
- Dar à criança um objeto pequeno, procurando fazê-la passar de uma à outra mão;
- Dar dois objetos pequenos ao bebê para que segure um em cada mão; tentar fazê-lo bater um no outro.
- Procure imitar o som produzido;
- Oferecer ao nenê objetos de vários tipos como: espuma, lixa, toalha, madeira, metal, borracha e outros. Se ele estranhar, apresentar o objeto em outra ocasião e em outro contexto.
- Oferecer também alimentos ou objetos variados, para que a criança possa sentir gostos e cheiros diferentes. Exemplo: açúcar, sal, limão, talco, perfume etc.;
- Permitir que a criança vá, gradativamente, pegando com as próprias mãos, pedaços de frutas, pão etc.; permitir, também, que ela mexa na comida e não se importe se ela se sujar (esta atividade é importante para que mais tarde a criança aprenda a comer sozinha);
- Acariciar, cantar e repetir sons ou gestos emitidos pela criança na hora da troca de fraldas ou do banho;
- Fazer, a partir dos sete meses, o nenê sentar-se sozinho, em posição de ioga, apoiando as mãos na frente do corpo;
- Brincar de “cuca-achou” ou “achou-sumiu” com o nenê, cobrindo o seu rosto com um pano, chamando a sua atenção e levando-o a retirar o pano. Se o nenê não entender a brincadeira, recomeçar tampando somente a metade do seu rosto. Depois, esconder o rosto do nenê e esperar que ele retire o pano. Esta brincadeira deve ser acompanhada de risos e gritos de alegria. Repetir esta brincadeira escondendo objetos de que a criança goste;
- Bater palmas, levantar os braços, fazer gestos para que a criança o acompanhe já que ela gosta de imitar gestos;
- Colocar o nenê de pé (depois dos oito meses) sobre suas próprias pernas, segurando-lhe as mãos; fazer com que ele impulsione seu corpinho para cima e para baixo, que se levante apoiando-se nas grades do berço, do quadrado, numa mesinha, chamando ou mostrando um brinquedo interessante;
- Colocar vários objetos num barbante e ensinar a criança a puxá-los (esta atividade deve ser feita com os nenês que já engatinham ou que já andem);
- Dar papel macio para que os bebês rasguem ou amassem com o cuidado para não colocar na boca.
  •   Rotina
A construção da rotina deve ser feita pela escola levando-se em conta os seguintes aspectos:
- O cotidiano na creche está impregnado de vínculos e afetos nas atividades como comer, dormir, trocar fraldas, dar banhos etc.;
- O educador deve diversificar ao máximo o lugar das atividades, oportunizando passeios, excursões, entrevistas que proporcionem  maior interação e diferentes leituras do mundo;
- As propostas devem ser desafiadoras, significativas e prazerosas, possibilitando novas descobertas;
- A diferenciação das realidades e a disponibilidade de materiais e espaços.

Avaliação
                A avaliação acontecerá durante todo o processo através de reflexão do trabalho em desenvolvimento direcionado a ação planejada.


 
“Um dos maiores danos que se pode fazer com uma criança, é leva-la a perder a confiança em sua própria capacidade de pensar.”

Emília Ferreiro