domingo, 27 de fevereiro de 2011

Como ensinar as crianças a comer direito
Revista Época do dia 28 de fevereiro de 2011
Reportagem da capa

Este não é nenhuma dica de livro..........mas a reportagem da capa é muito boa mesmo!!!
Vale a pena ler e levar para a reunião de pais nas nossas escolas.
Crianças não devem aprender a ter bons hábitos alimentares na escola. É em casa que se dá o exemplo!





Os artigos são:
* Sim, elas podem comer melhor
*Mais firmeza, menos fritura
*A rotina das crianças podem ser melhor
*Criança come melhor em familia
*As lições de uma familia saudável
*O cardápio ideal
*Tia me dá fruta?
*Pratos a prova de birra

Boa leitura!!!!
Se a boa escola é a que reprova, o bom hospital é o que mata

Já na 10ª edição, este livro sobre avaliação estabelece uma comparação entre as atividades hospitalares e a escola. Ao mesmo tempo sério e jocoso, o autor consegue mostrar as necessidades de adaptação aos tempos em que vivemos, à qualidade na educação e sobretudo à qualidade humana dos educadores.


"Este livro é bem antigo, estudei ele no curso de formação de professores, mas ainda é um ótimo livro para quem quer qualidade na educação. Mostra de uma maneira simples e comparativa que tipo de professor você quer ser."


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cubo Tátil

Esta é a caixa tátil que eu usei com a minha turminha no projeto "Bom dia todas as cores".
Dentro dela coloquei pecinhas de diversas cores e também tinha umas plaquinhas com pequenos circulos coloridos.
Cada aluno ganhou uma plaquinha com 4 cores.
O aluno tinha que tirar da caixa uma pecinha, dizer qual era a sua cor e colocá-la na sua plaquinha.
Se a cor tirada não fazia parte da sua plaquinha, voltava para a caixa.
Ganhava o aluno que conseguisse completar a sua plaquinha primeiro.
A turma gostou muito da brincadeira!


Dentro desta caixa pode ser colocada qualquer coisa.
Costumo usá-la quando faço alguma surpresa para a turma.
Eu ganhei ela de presente da minha tia. Mas poder ser feita com aqueles tapetes de E.V.A.
Espero que gostem da dica!!
Bjão!!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fantasias

Minha afilhada adora fantasias!!!!!! No carnaval faço as fantasias dela..........ela adora!!!!
Yasmim Bailarina  -1 aninho

 Yasmim Havaiana - 2 anos


Yasmim Sininho - 3 anos


Yasmim de Indiana (Are Baba) - 4 anos


Yasmim de Branca de Neve (para o aniversário de 4 anos)


Yasmim de noiva (para o aniversário de 5 anos e festa junina)


Haja imaginação para esta guria!!!!!!!!
Não basta ser dinda.........tem que participar!!!!





quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Projeto: Hoje é dia de Folia!

Projeto montado para a semana do carnaval para a minha turminha este ano.

Projeto: Hoje é dia de Folia!!!


Público-alvo: Alunos da Educação Infantil

Período: Período que antecede as comemorações do Carnaval

Justificativa:
Carnaval é tempo de festa, folia. Está entre as maiores manifestações culturais e deve fazer parte dos conteúdos curriculares por sua diversidade cultural. Uma das melhores formas de aprender sobre o carnaval é vivenciando esta festa tão popular.


Objetivo geral:
·         Conhecer e comemorar o Carnaval

Objetivos específicos:
·         Despertar no aluno o interesse e a curiosidade em relação às Folias de Carnaval;
·         Resgatar culturas e tradições desconhecidas para as crianças pequenas;
·         Levar o aluno a comparar as músicas de carnavais de hoje as marchinhas de antigamente;

Conteúdos englobados:
·         Artes: confecção de máscaras, fantasias e instrumentos musicais;
·         Português: Marchinhas de carnaval;
·         Desenvolvimento corporal: Danças

Dicas de Desenvolvimento:
·         Pesquisa sobre o carnaval;
·         Pesquisa sobre as escolas de samba da nossa cidade;
·         Confecção de máscaras e fantasias de carnaval;
·         Cantar marchinhas de carnaval;
·         Conhecer uma escola de samba dentro da cidade;

Culminância

Um baile de carnaval com todos os alunos da escola (ou creche). A decoração será feita pelos alunos e professores e as músicas serão as marchinhas dos carnavais antigos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Minhas artes

Estas são as minhas aventuras pelo mundo da pintura....Fiz 2 anos de curso de pintura, mas já faz um tempão....às vezes eu faço umas coisinhas para não enferrujar. Faço para por na minha casa ou dar de presente para a minha familia!!!


 Este oratório eu fiz para a minha sogra 



Este foi um conjunto de porta papel toalha e porta-chave que a minha sogra me pediu (minha sogra é a principal vitima das minhas artes) 


Esta foi a primeira (e única) tela que eu pintei. Dei de presente para o meu noivo. Ele gosta muito de peixes.

Gelatina colorida


A gelatina é uma sobremesa leve e de fácil digestão. Nessa versão colorida, fica ainda mais divertido e fácil agradar a criançada!



1 caixinha de gelatina em pó sabor limão
1 caixinha de gelatina em pó sabor abacaxi
1 caixinha de gelatina em pó sabor morango
1 caixinha de Gelatina em pó sabor uva
meio envelope de gelatina em pó sem sabor (6g)
1 lata de condensado
1 medida (da lata) de leite



Prepare as gelatinas coloridas separadamente, diluindo cada uma delas em meia xícara (chá) de água fervente e meia xícara (chá) de água fria. Coloque em recipientes refratários retangulares ou quadrados. Deixe leve à geladeira até que fiquem bem consistentes. Retire da geladeira e corte em cubos. Junte cinco colheres (sopa) de água fria à gelatina sem sabor e leve ao fogo em banho-maria até dissolver. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite e a gelatina sem sabor dissolvida, até ficar homogêneo. Despeje os cubos reservados de gelatina em taças ou numa travessa grande, despeje sobre eles a mistura de  leite condensado e leve à geladeira até ficar consistente.


Dicas:
Se preferir, utilize outros sabores de gelatina ou mais sabores. O importante é que fique bem colorido.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Projeto Bom dia todas as cores

Este projeto eu fiz nas férias para a minha turminha deste ano. Eles já conhecem as cores e estamos somente recordando. Para os alunos que já conhecem é uma maneira divertida de relembra e para os qua ainda não sabem todas as cores, é uma outra maneira de rever as atividades do ano passado.

 
Projeto: BOM DIA TODAS AS CORES

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil

Período: 1º bimestre de 2011

Justificativa:
As cores fazem parte do nosso dia-a-dia e são impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na hora de sua aplicação nas artes, na moda, publicidade, etc. As crianças pequenas são sempre atraídas por objetos coloridos.  Meninos e meninas se diferenciam através das cores.
 A maioria dos alunos da educação infantil já tiveram atividades voltadas ao uso das cores.  Conhecem as cores primárias e as secundárias.

Objetivo geral:
·         Conhecer todas as cores encontradas na natureza

Objetivos específicos:
·         Trabalhar as diferentes cores através de histórias, pinturas e experiências;
·         Explorar a criatividade utilizando materiais recicláveis;
·         Desenvolver a percepção visual através do uso das diferentes cores;

Conteúdos englobados:
·         Matemática: através de classificações;
·         Artes: com materiais recicláveis e pinturas;
·         Português: Desenvolvimento da linguagem oral;
·         Ciência: Experiência com a mistura das cores;

Dicas de Desenvolvimento:
·         Contar a história “BOM DIA TODAS AS CORES”
·         Relembrar as cores primárias e secundárias;
·         Montar garrafinhas com as cores (água e corante ou cola colorida nas cores primárias e secundárias);
·         Fazer uma pintura utilizando as cores primárias (Os alunos pintarão a folha com tinta e pincel);
·         Cantar músicas que falem de cores (Onde estão as cores e misturando as cores – do CD Xuxa SPB);
·         Fazer gelatina colorida com a turma (fazer os seis sabores separados para que as crianças possam ver as diferentes cores e sabores);
·         Bingo e ditado das cores;
·         Fazer a classificação das cores na folha;


Avaliação:
·         A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema;

Ditado das cores

 Garrafinhas coloridas que a turma confeccionou

Gelatinas coloridas


Estas foram as fotos que fiz de algumas atividadades....como o projeto ainda está em desenvolvimento....logo colocarei mais!!
Espero que gostem como a minha turminha está gostando!!!
Bjão!!!

·         Brincar com a Caixa Mágica (os alunos pegarão as pecinhas que estão na caixa e encaixarão na cor correspondente as pecinhas);

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Bonequinhas para o Berçário I

Estas bonequinhas eu fiz para as crianças do berçário I (1 ano e meio a 2 anos). Elas são toda de pano, lã e EVA. Não machucam e são bem fofinhas.
As menininhas gostaram bastante!!!! Até dormiram com elas!!!


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Avental para o ajudante do dia


Montei estes aventais para os ajudantes do dia na minha turminha. Eles adoram ajudar na sala, entregar os trabalhinhos, entregar bilhetes, organizar o trenzinho.... Assim eu posso contar com a colaboração deles e eles se sentem úteis e responsáveis. Fiz um para menino e outro para menina para a organização do trenzinho.



Porta papel higiênico

Montei este suporte para que o papel higiênico não ficasse jogado na sala e os alunos pudessem levar ao banheiro sem problemas.

É bem fácil de fazer!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Plaquinhas

Estas plaquinhas eu fiz para colocar nas portas dos banheiros e na secretaria da creche onde trabalho.








Não tenho muita habilidade com o E.V.A, mas elas até que ficaram bem bonitinhas!!!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bolinho de chuva

Esta é uma receita da minha vó............Adoro bolinho de chuva!!!
Fiz no ano passado na creche.......as crianças adoraram!!!!!!

Ingredientes
1 ovo
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
15 gotas de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
Meia xícara (chá) de leite (até dar ponto)
Canela e acúcar para polvilhar
Óleo para fritar

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea,  um pouco mais dura que massa de bolo.
Aqueça o óleo em fogo brando e com a ajuda de uma colher coloque pequenas bolinhas para fritar em óleo pouco quente (se o óleo estiver muito quente, a massa escurece por fora,mas fica cru por dentro).
Frite até que fiquem bem douradinhos. Escorra num papel toalha e polvilhe com a canela e o açúcar.

BOM APETITE!!!!!!!!! 



Plaquinhas

Estas plaquinhas eu fiz para colocar nas portas da creche onde eu trabalho.......
São bem simplesinhas.......mas foram feitas de coração.



Espero que gostem............

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Psicologia da Educação

O que nós, educadores, aprendemos com o maiores nomes em psicologia da educação...


JEAN PIAJET: Aprendemos a conhecer os estágios de desenvolvimento. Para ele, o processo de construção do conhecimento ocorre em etapas, que evoluem progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que surgem com base em mecanismo de adaptação do organismo a novas situações. É, por tanto, pelas próprias experiências que a criança constrói o conhecimento - concepção de originou o famoso termo construtivismo.







HENRI WALLON: Aprendemos a valorizar os espaços da sala de aula e a liberdade de movimento. Segundo ele, é por meio das emoções que a criança se relaciona com o mundo e se desenvolve. E o aspecto emocional está intimamente ligado ôrganico: altera os batimentos cardíacos, a respiração, a tensão muscular. Assim, a criança precisa de espaço para se movimentar, expressar as suas emoções e relacionar-se afetivamente com o mundo.







LEV VYGOTSKY:  Aprendemos a interagir com os alunos. Vygotsky defendia uma teoria sociocultural do desenvolvimento: para ele, é nas relações pessoais que o ser humano se constrói; é por maio delas que o indivíduo internaliza os elemaentos da cultura. a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e, portanto, o professor tem o papel de inteferir, propondo desafios, desenncadeandoavanços e estimulando a interação entre as crianças. 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sorteio

Parabéns para você.......nesta data querida!!!!


O blog Reino da Cor vai completar um ano!!!!!! Tem muita coisa legal!!!! Vale a pena conferir!!!!


Meus maus pais....

“Um dia quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:

 - Eu amei-os o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.

- Eu amei-os o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

- Eu amei-os o suficiente para os fazer pagar as mercadorias que tiraram do supermercado ou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: “Nós tiramos isto ontem e queríamos pagar”.

- Eu amei-os o suficiente para ter ficado em pé,  junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam os seus quartos,  tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

- Eu amei-os o suficiente para os deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

- Eu amei-os o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das vossas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.

- Mais do que tudo, eu amei-os o suficiente para lhes dizer NÃO, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em alguns momentos até odiaram).

Estas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente, venci...
 Porque no final vocês venceram também! E qualquer dia, quando os meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles lhes perguntarem se os seus pais eram tão maus, os meus filhos vão lhes dizer:

“Sim, os nossos pais eram maus”. Eram os piores do mundo...
As outras crianças comiam doces no café e nós só tinhamos que comer cereais, ovos, torradas e queijos.
As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvetes ao almoço e nós tinhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas.
            Nossos pais tinham que saber quem eram os nossos amigos e o que nós fazíamos quando estávamos com eles.
Insistiam que lhes disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos.
Nossos pais insistiam sempre conosco para que lhes disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade.
E quando éramos adolescentes, eles conseguiam até ler os nossos pensamentos.
A nossa vida era mesmo muito chata”!
Nossos pais não deixavam os nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos; tinham que subir, bater à porta, para que os nossos pais os conhecessem.
Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelo menos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aqueles chatos levantavam para saber se a festa foi boa (só para verem como estávamos ao voltar)”. 
Por causa dos nossos pais, nós perdemos imensas experiências na adolescência.
Nenhum de nós nunca esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime”.

“FOI TUDO POR CAUSA DOS NOSSOS PAIS MAUS”

Agora que já somos adultos, honestos, trabalhadores e bem educados,estamos a fazer o melhor para sermos “PAIS MAUS”, como eles foram.

TALVEZ ESTE SEJA UM  DOS MALES  DO MUNDO DE HOJE...
NÃO HÁ PAIS MAUS SUFICIENTES!”


Dr. Carlos Hecktheuer- médico psiquiatra

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

biscoitos caseiros

Ingredientes


200gr de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar
1 caixa de creme de leite
1 xícara e meia (chá) de maisena
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 clara
1 pacote de confeitos coloridos




Modo de preparo
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Acrecente o creme de leite e desligue a batedeira. Adicione a maisena e a farinha de trigo misturando bem. Abra a massa numa superficie enfarinhada e com o auxilio de um cortador de biscoitos, corte a massa e coloque numa assadeira forrada com papel manteiga. Pincele com a clara e coloque os confeitos. Asse em forno médio (180°), preaquecido, por cerca de 25 minutos ou até o biscoito ficar douradinho. Deixe esfriar para servir.

Esta receita eu fiz quando a minha afilhada veio para a minha casa nas férias. Ela adorou!!!!
Tirei esta receita da Revista Nestlê - Faz Bem.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Alfabetário

Este alfabetario tirei de uma coleção que comprei para trabalhar com classe de alfabetização.
É bem legal.....vou colocar na minha sala de maternal este ano......eles ainda não sabem ler, nem escrever.....mas ter contato com as formas de escrita é sempre estimulante!!!