segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Projeto Bom dia todas as cores

Este projeto eu fiz nas férias para a minha turminha deste ano. Eles já conhecem as cores e estamos somente recordando. Para os alunos que já conhecem é uma maneira divertida de relembra e para os qua ainda não sabem todas as cores, é uma outra maneira de rever as atividades do ano passado.

 
Projeto: BOM DIA TODAS AS CORES

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil

Período: 1º bimestre de 2011

Justificativa:
As cores fazem parte do nosso dia-a-dia e são impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na hora de sua aplicação nas artes, na moda, publicidade, etc. As crianças pequenas são sempre atraídas por objetos coloridos.  Meninos e meninas se diferenciam através das cores.
 A maioria dos alunos da educação infantil já tiveram atividades voltadas ao uso das cores.  Conhecem as cores primárias e as secundárias.

Objetivo geral:
·         Conhecer todas as cores encontradas na natureza

Objetivos específicos:
·         Trabalhar as diferentes cores através de histórias, pinturas e experiências;
·         Explorar a criatividade utilizando materiais recicláveis;
·         Desenvolver a percepção visual através do uso das diferentes cores;

Conteúdos englobados:
·         Matemática: através de classificações;
·         Artes: com materiais recicláveis e pinturas;
·         Português: Desenvolvimento da linguagem oral;
·         Ciência: Experiência com a mistura das cores;

Dicas de Desenvolvimento:
·         Contar a história “BOM DIA TODAS AS CORES”
·         Relembrar as cores primárias e secundárias;
·         Montar garrafinhas com as cores (água e corante ou cola colorida nas cores primárias e secundárias);
·         Fazer uma pintura utilizando as cores primárias (Os alunos pintarão a folha com tinta e pincel);
·         Cantar músicas que falem de cores (Onde estão as cores e misturando as cores – do CD Xuxa SPB);
·         Fazer gelatina colorida com a turma (fazer os seis sabores separados para que as crianças possam ver as diferentes cores e sabores);
·         Bingo e ditado das cores;
·         Fazer a classificação das cores na folha;


Avaliação:
·         A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema;

Ditado das cores

 Garrafinhas coloridas que a turma confeccionou

Gelatinas coloridas


Estas foram as fotos que fiz de algumas atividadades....como o projeto ainda está em desenvolvimento....logo colocarei mais!!
Espero que gostem como a minha turminha está gostando!!!
Bjão!!!

·         Brincar com a Caixa Mágica (os alunos pegarão as pecinhas que estão na caixa e encaixarão na cor correspondente as pecinhas);

19 comentários:

  1. vou iniciar um projeto de cores com minha turma, gostaria de saber se tem como vc me enviar esse projeto or inteiro. caroline.francisco@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. oi gostaria que vc me enviasse o projeto cores por inteiro por email(duarte26fabi@yahoo.com.br), pois tenho uma aluna que não consegue aprender as cores. desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, pode me enviar também? erica_cunha@yahoo.com.br
    Muito Obrigada, seu projeto está muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.....o projeto de cores está no blog mesmo...em "Projeto Cores".......tem dicas de livros e algumas atividades que costumo fazer com as minhas turmas....normalmente este projeto dura o ano inteiro.....porque eu estou sempre relembrando as cores com eles e fazendo outras atividades. Desde já agradeço a visita!!!! Seja sempre Bem - vinda!!!

      Excluir
    2. Boa noite tem como vc me enviar por email algumas atividades sobre cores que vc faz com seus alunos , meu e-mail é paulinhafaiara2254@hotmail.com

      Excluir
  4. Muito bom !!!
    Seu projeto de cores é de grande valia para agregar nas atividades pedagógicas!! Obrigada!!! COntinue!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o projeto das cores;Parabéns

    ResponderExcluir
  6. OI, COMO VC FEZ O DITADO DAS CORES COM OS PEQUENOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já havíamos trabalhado todas as cores. Eu fui falando cada cor e os alunos iam pintando, depois conferíamos.

      Excluir
  7. adorei o projeto amiga. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Como vc fez o ditado das cores com seus alunos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui falando o nome das cores e cada aluno pintou a que achava que era....depois conferíamos.

      Excluir
  9. tem como vc me mostrar as fotos do projeto concluido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o projeto foi se desenvolvendo ao longo do ano com todas as cores possíveis...trabalhamos as misturas.

      Excluir
    2. Tem como vc mandar esse projeto pelo meu e-mail, paulinhafaiara2254@hotmail.com estou tentando elaborar esse projeto mais gostaria de mais dicas agradeço.

      Excluir
    3. Oi .... o projeto está no Blog.... com algumas dicas e fotos! Desde já agradeço! Bjusss

      Excluir
  10. gostaria de poder ver as fotos do projeto que vc trabalhou elainecristinadacostaesilva@gmail.com muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Oi, gostaria que você me enviasse o projeto por inteiro. Adorei a ideia e pretendo desenvolver com a minha turma.sandra-nunes_dias@hotmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é o projeto inteiro.... mas eu vou sempre colocando mais atividades de acordo com o a turma.

      Excluir

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!